3 tendências para construção civil em 2022

Sua construtora está acompanhando a constante mudança do mercado? Neste ano, houve uma retomada das obras após a redução necessária para enfrentar a pandemia. Logo, é preciso ficar atento para as tendências para construção civil em 2022 se você quer acelerar seus negócios.

1.     Realidade Virtual na Construção Civil

O cliente sempre gosta de se sentir a par de todos os processos da obra. Uma das grandes ferramentas e tendência para o próximo ano é o uso da realidade virtual para oferecer maior interatividade entre o projeto e seu cliente.

A tecnologia também pode ser usada para os profissionais verificarem as estruturas e ambientes do desenho, por meio de simulações que se aproximam da realidade. Isso reduz os riscos de insatisfação com a obra pronta e pode ser um chamariz da construtora. Sair na frente dos seus concorrentes é uma ótima maneira de ganhar destaque e até ser referência no mercado!

 

2.     Utilização de pré-moldados

 Sabe aquelas pecinhas montáveis do lego? Então, elas podem ser suas aliadas na hora de construir um empreendimento!

Os pré-moldados se assemelham à mecânica do lego, sendo peças que já vem prontas. Na construção civil, elas servem para otimizar processos na hora de montagem. Os benefícios são maiores ainda para edifícios altos. A fácil logística e rapidez ocorrem por conta da possibilidade de usar peças mais leves e vãos maiores.

Além disso, as peças pré-fabricadas possuem precisão dimensional, capacidade de ter resistência e durabilidade superiores. Ah, vale lembrar que a chuva não atrapalha na montagem dessas peças, ou seja, o tempo de construção pode ser reduzido.

 

3.     Consumidor procura por obras sustentáveis 

A preocupação com produtos e serviços sustentáveis cresce a cada ano. E nada mais justo do que a construção civil ser um dos setores que mais investe nesse quesito, já que obras utilizam inúmeros materiais que vão causar algum tipo de impacto no meio ambiente.

Uma construtora que quer ser responsável e reduzir esses impactos deve pensar em inovações que atendam a necessidade de evitar danos ambientais. As formas de papelão são uma das alternativas eficazes para esse objetivo, ideais para construir pilares, vigas e baldrames.

O papelão é um material leve e de fácil manuseio, o que acelera o processo de montagem, sem contar que pode ser reutilizado em obras diferentes.

Os softwares que ajudam na identificação de pontos críticos de energia também são uma opção para construtoras que investem em obras verdes.

Planeje sua obra de maneira organizada e estratégica para aumentar a produtividade, sempre prezando pela qualidade do trabalho. Ao aliar esse planejamento às 3 tendências para construção civil em 2022, suas chances de sucesso são potencializadas.

 Tubomin é sustentabilidade para a obra

Como dito acima, o consumidor procura cada vez mais por empresas que se preocupam com o meio ambiente.

Utilizar soluções sustentáveis em projetos passou de um diferencial para requisito básico. Já existem diversas técnicas, que podem ser utilizadas em construções para preservar o meio ambiente e uma delas são as Tubomin, as formas de papelão da Tubominas.

Clique aqui, fale conosco e garanta um material sustentável, de fácil manuseio e descarte que vai garantir inúmeros benefícios para sua obra! Transforme a sua construção com os produtos Tubominas.

Gostou do conteúdo? Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais para mais.

 

 

 

 

 

 





Leia também
Concreto Aparente - um diferencial no visual da sua obra

Concreto, um dos materiais mais difundidos eutilizados na construção civil também promove um diferencial nos ambientes. Ouso do Concreto Aparente é um acabamento conceitual que ganhou seu lugar dedestaque na arquitetura e decoração.

Vamos falar mais sobre essa técnica, então prepare-separa se inspirar. Continue a leitura e confira!

 

O que é Concreto Aparente?

O concreto é uma estrela presente na construção civile a partir dele tem-se um dos acabamentos mais utilizados: o Concreto Aparente.

O concreto é um material a base de cimento, areia,pedra brita e água, assim com essa combinação forma-se uma massa que pode serutilizada inclusive em formas para seu endurecimento e então o uso.

A partir dessa composição citada acima, o concretopode ser utilizado não apenas como estrutural, mas como acabamento, ficando àvista na decoração, portanto concreto aparente, sem o uso de revestimentos ouacabamentos cobrindo sua superfície.

O Concreto Aparente segue a uma linha moderna,geralmente apresentado em paredes, pisos, balcões ou em pilares e colunas.

 

Tendência

O uso do concreto surgiu em meados do século XIX,sendo dominante no mercado da construção civil após a década de 40, tornando-sea peça principal do movimento modernista. Décadas depois acabou ficando delado, retornando com o surgimento da Arquitetura Brutalista.

*  A ArquiteturaBrutalista é um movimento arquitetônico que surgiu na década de 50,pós-modernismo. Tem como característica uma estética rígida, monolítica, comformas geométricas definidas e tem como elemento central, o concreto.

Assim acabamentos rústicos, linhas retas, materiaispesados fazem parte desse estilo, aliás um conceito denominado industrial.

Pode se dizer que o concreto é uma tendência que não saide moda e inclusive, o Concreto Aparente é uma das tendências em 2022.

 

Vantagens

A aplicação do Concreto Aparente oferece além de umvisual sofisticado várias vantagens aos projetos. São eles:

·        Versatilidade – acor cinza do concreto é neutra e ideal para diversas combinações, variando do rústicoao contemporâneo, além de poder explorar peças coloridas e texturas.

·        Design elegante - suaaparência sóbria e elegante, transmite a sofisticação, além de combinar muitobem com ambientes externo em torno de plantas e detalhes em madeira, também emambientes internos valorizando os móveis, sua distribuição e materiais.

·        Conforto térmico – ocimento torna o conforto térmico mais adequado e a temperatura ambiente semantém estável.

·        Durabilidade – quandoo processo de cura do Concreto Aparente é realizado corretamente, o resultado éum melhor acabamento e de mais resistência, o que implica em menos manutençõesfuturas.

·        Economia – asua aplicação acaba se tornando uma alternativa mais econômica, pois nãonecessita de revestimentos sobre a superfície, além de exigir menos correçõesno decorrer dos anos.

·        Valorização do Projeto – esseestilo transmite muita personalidade estética, dando um charme a mais noprojeto, além de todas as outras vantagens acima e isso acaba valorizando oimóvel.

 

Tubominas

A Tubominas já com mais de 35 anos no mercado,oferece soluções eficientes para garantir qualidade em suas obras. Contamos comum amplo catálogo de produtos e um dos nossos principais são as Tubomin. 

As Tubomins, são as formas de papelão da marcaTubominas, perfeitas para a produção de pilares. Elas são a solução dequalidade, que ganharam espaço em diferentes obras, devido aos inúmerosbenefícios que oferecem, como praticidade, segurança, economia de tempo edinheiro. Além disso, são sustentáveis, agregando ainda mais valor àsconstruções. Possuem tamanhos exclusivos, maior economia no valor total daobra, maior qualidade estrutural e estética, redução da carpintaria na obra,são mais leves e 100% recicláveis.

 

Como comprar Tubomin? 

Se interessou em garantir mais qualidade e economiana sua obra? Faça um orçamento e garanta já suas Tubomins! 

Entre em contato pelotelefone: (35) 3264-0500

WhatsApp: (35) 99885-4525

E-mail contato@tubominas.com.br


Fatores que impactam no valor total da obra

A construção civil passou por um momento de forte expansão. Esse resultado foi gerado pelosfinanciamentos com taxas de juros atrativas, que impulsionaram o mercado imobiliário e são significativos para as obras de infraestrutura.

Para saber osfatores que impactam no valor total da obra, é necessário conhecer as áreas deconstrução que envolvem o planejamento e a execução de obras.

É fundamental criar um processo de comunicação entre todos os envolvidos, para não ocorrer divergências entre os projetos e o que o cliente realmente deseja. As informações precisam estar organizadas de forma clara para que todos consigam ter acesso rápido.

Diante disto,confira os fatores que impactam no valor total da obra.

 

Materiais

São variados os materiais utilizados para realizar uma obra. É possível que a utilização de materiais distintos seja um dos fatores que venham influenciar a produtividade da mão de obra. É importante conhecer os materiais utilizados na construção.Como estacas, revestimentos, gessos, pilares e colunas.

 

Equipamentos e Ferramentas

O desempenho de um serviço permite o uso de diferentes equipamentos e ferramentas. Seja por opçãodo operário, procedimentos da empresa ou imposição de superiores, a escolha da ferramenta ou equipamento deve levar em consideração a garantia do serviço e a melhora ergonômica em relação as atividades do trabalhador.

 

Mão de Obra

A formação da equipe que irá executar um determinado projeto deve ser muito bem pensada para garantir o sucesso dos projetos enquanto são executados. Essa gestão deve começar antes da obra ser executada no canteiro, através de um planejamento eficiente. São várias as estruturas de equipe possíveis e admitidas, podendo ser significativa a influência destas na produtividade.

 

Organização da Produção

A organização da produção dentro das obras, completam o entendimento dos serviços. São fatores relacionados ao contexto do trabalho e espera-se que venham influenciar a produtividade. A tendência é a construção enxuta, listada nos seguintes pontos:corte de processos que não agregam valor às obras, manutenção contínua do ritmo produtivo e realização eficiente do trabalho, unindo atividades complementares,desde que isso não prejudique outra etapa do processo produtivo.


Terreno

Custos extras poderão incidir caso não esteja regularizado ou exija investimento em aterro ou ligação com saneamento básico.

 

Tamanho da Obra

Quanto maior a metragem construída, maior será a exigência financeira.Não só em materiais de construção, mas a mão de obra irá necessitar de mais horas de trabalho.

 

Características do Produto

As características do produto são importantes para análise do projeto. Economizar é importante,mas a redução do custo não pode ser acompanhada da perda de qualidade. A seleção dos materiais para a construção civil depende de vários fatores como sustentabilidade, durabilidade, segurança, economia, entre outros.

 

Características Produtos Tubominas

As Tubomins são asformas de papelão da marca Tubominas, elas são utilizadas para confecção de estruturas de concreto, sendo possível criar pilares e colunas redondas,quadradas e retangulares. As formas de papelão Tubomins proporcionam um processo mais simples para instalação, travamento concretagem e desforma.

 

Benefícios das Tubomins na Obra

As Tubomins irão impactar positivamente na sua obra com tamanhos personalizáveis, além de serem mais leves e proporcionar mais praticidade, reduzem carpintaria na obra, oferecem maior economia tanto no tempo de execução quanto na verba disponível. Com elas há uma economia que pode chegar até a 25% do valor total da obra. A Tubominas também conta com uma equipe com suporte 24 horas, logística de primeiro mundo, produtos 100% recicláveis, matéria-prima de replantio e reconhecimento nacionalde qualidade. 

 

Como comprar Tubomin?

Quer garantir mais economia no valor total da obra? Faça um orçamento agora e compra suas Tubomins! 

Clique aqui ou entre em contato através dos nossos canais de atendimento:

Telefone: (35) 3264-0500

WhatsApp: (35) 99885-4525

E-mail: contato@tubominas.com.br

 


Tubomin e a Indústria 4.0

A tecnologia tem contribuído com o aumento da produtividade em diversos mercados nos últimos anos. E em um cenário cada vez mais competitivo, é fundamental que as empresas repensem sobre seus processos e suas tecnologias e estejam abertas para a implantação de novas alternativas e soluções.

Na Construção Civil gera uma relação entre a indústria 4.0 e esse conceito faz parte do desenvolvimento de novos aspectos e formas de conduzir os negócios. Com necessidades cada vez mais específicas, o setor de Construção Civil aproveita essa evolução da maneira adequada.

 

O que é a Indústria 4.0?

O mundo já passou por três grandes revoluções industriais: revolução a vapor, revolução elétrica e revolução tecnológica. E agora vivencia a quarta revolução, a Indústria 4.0. Ela é caracterizada pela integração de diversas tecnologias, tanto físicas quanto digitais. Estamos falando do ponto de vista de analytics, de computação cognitiva, de robótica e de IoT (Internet das Coisas). Todos esses conjuntos que fazem a transformação para a Indústria 4.0, ou seja, o uso de tecnologias para o controle de processos e aumento da produtividade.

 

Uma das principais demandas da Indústria 4.0 é criar uma produção mais customizada, buscando atender cada vez mais as necessidades de personalização dos produtos. Essa proposta de produção também busca flexibilizar a manufatura para atender a toda cadeia de produção, além de apropriar-se da interação entre objetos e máquinas em rede na fábrica. Para alcançar esses objetivos, é que novas construtoras e incorporadoras estão buscando aplicar as tecnologias da Indústria 4.0 em seus processos, principalmente na automação e autocontrole do maquinário, na gestão de metadados dos clientes e na manufatura do produto.

 

·      Apenas 25% das lideranças acreditam que seus times tenham as competências necessárias para atuarem na Indústria 4.0.

·      Apenas 17% das organizações acreditam que o capital humano seja uma prioridade para a implantação da Indústria 4.0.

·      86% dos executivos dizem já terem feito todo o investimento necessário em treinamento e capacitação de seus profissionais.

 

A Indústria 4.0 não é apenas uma mudança de novas tecnologias, ela é uma mudança de cenário econômico e uma mudança da estratégia de posicionamento.

 

Conceitos da Indústria 4.0

Cyber-Physical Systems (CPS)

Os CPS são sistemas que conectam as infraestruturas computadorizadas, comunicação automatizada e operações físicas.

 

Internet das Coisas (Internet of Things ou IoT)

 Integração criada entre objetos, máquinas, sistemas computadorizados e plataformas e aplicativos tecnológicos.

 

Big Data

O termo pode ser definido como as ferramentas e práticas de TI utilizadas para gerenciar e analisar um grande volume de dados, vindo de várias fontes.

 

Cloud Computing

A computação em nuvem corresponde a tudo o que entendemos como computação hoje em dia, como armazenamento, processamento, softwares e aplicativos, só que armazenado na internet, permitindo o acesso remoto a partir de qualquer dispositivo.

 

Machine Learning

Pertence ao campo de estudo da inteligência artificial (AI), automatiza efetivamente o processo de construção de modelos analíticos e permite que as máquinas se adaptem a novos cenários de forma independente.

 

Fábricas Inteligentes (Smart Factories)

Elas envolvem fábricas com sistemas ciber-físicos totalmente integrados e capazes de responder às mudanças da demanda de forma imediata.


Tendências na Construção Civil 4.0

Drones: monitoram canteiro de obras em áreas remotas. Fazem mapeamentos em 3D, que possibilitam a identificação em tempo real de riscos ou os atrasos na obra.

Impressão 3D: elimina o desperdício de materiais, diminui o tempo de construção e o custo da obra.

Sensores vestíveis: garante o ganho na segurança dos trabalhadores e esses sensores podem ser usados nos capacetes. Há um aviso se houver algum impacto ou os arreios controlam o número de pessoas numa estrutura, para que seja emitido um alerta em caso de queda súbita.


Pontos positivos da Indústria 4.0 aplicada à Construção Civil

O avanço de novas tecnologias no setor de construção civil gera algumas mudanças, assim desde o planejamento, aos processos de controle e gestão de obras, são favorecidos em certos aspectos. As vantagens acontecem também na gestão financeira, comercial e estratégica da empresa.

Contudo, para compreender como tudo acontece, veja quais são os principais impactos positivos sobre a indústria 4.0 na Construção Civil.

 

Melhorias na produtividade

Um dos pontos mais relevantes na entrada de novas tecnologias, é a oportunidade de obter melhorias na produtividade. Com a automação de alguns processos, como a análise de informações, há uma perda menor de tempo. O que ajuda os gestores a ter mais disponibilidade para controlar a operação, gerando assim resultados melhores para a empresa.

A melhoria contínua dos processos é uma maneira de diminuir erros ou retrabalhos. Com um gerenciamento centralizado e melhores decisões, dá para gerir um cronograma físico-financeiro de forma clara, sendo possível concluir os projetos com mais facilidade, dentro das expectativas planejadas de custos e prazos.

 

Mais qualidade

É importante cuidar da qualidade para que as empresas possam se consolidar no mercado, por isso a indústria 4.0 tem um papel fundamental. Por meio de um software de gestão por exemplo, é mais fácil acompanhar o processo físico-financeiro das atividades. Também é algo que favorece as escolhas, como na criação de orçamentos ou distribuição do cronograma. Com menores possibilidades de falhas, é possível atingir as expectativas de qualidade do projeto e garantir uma construção mais segura.

 

Otimização da gestão

A evolução tecnológica na construção civil tem como objetivo facilitar o gerenciamento das obras, tornando mais simples criar gráficos de controle, centralizar informações e acessá-las sempre que necessário.

 

A Indústria 4.0 é uma realidade e já está em atividade. As empresas e construtoras, que agirem mais rápido para adotar as soluções adequadas a essa nova revolução industrial, sairão na frente concorrência pela liderança.

Dessa forma, com o apoio das tecnologias, como já dito, torna-se mais simples criar gráficos de controle e centralizar informações, proporcionando ferramentas sólidas para engenheiros e gestores de projetos realizarem um trabalho mais dinâmico, seguro e otimizado.

 

Tubominas

A Tubominas é uma empresa inovadora que investe sempre em tecnologia, gestão e na qualidade dos seus produtos, como as formas de papelão para estruturas de concreto, as Tubomin.

Conheça nossos produtos e benefícios. Entre em contato e faça um orçamento!

Telefone: (35) 3264-0500

WhatsApp: (35) 99885-4525

E-mail: contato@tubominas.com.br


ISO 9001: por que empresas com esse selo são confiáveis?

A certificação ISO 9001 pode ser solicitada por qualquer empresa que decida implementar práticas de gestão e aplicá-la em todas as áreas. O processo de adaptação requer cooperação dos funcionários, que precisam estar cientes e seguros dos benefícios que essa decisão trará a todos os envolvidos com a organização. O processo é voluntário, porém, o mercado internacional e nacional pode exigi-lo para fechar negócios.

Algumas empresas recusam a fazer uma parceria com outras, devido à falta de uma certificação do sistema de gestão de qualidade. Isso ocorre porque muitas organizações se certificam para sair na frente dos concorrentes e comprovar a sua eficiência, bem como a qualidade de suas soluções. Desta forma, eles se tornam referência no universo empresarial.

Entenda por que as empresas ganham a certificação ISO 9001 e a estrutura necessária para essa certificação.

 

 

O que é a ISO 9001?

ISO é a sigla dos termos de origem inglesa International Organization for Standardization, cujo significado é Organização Internacional de Normalização. Trata-se de uma entidade com sede em Genebra, na Suíça, a qual tem a responsabilidade de desenvolver e promover normas que serão um padrão mundial a ser seguido pelas empresas. A ISO 9001 é a norma dos requisitos que devem ser implementados para obter a certificação, dentro desses requisitos existe uma metodologia, para a qual a documentação e a criação da cultura das empresas, o que ajudará os negócios a ter um crescimento saudável. A ISO 9001 ajuda as empresas a ampliar as suas atividades e a fazer parcerias com as corporações maiores, que exigem a certificação de qualidade.

As organizações que fazem a adaptação a essa norma são mais valorizadas e recebem um selo, que poderá ser usado em sua publicidade. Elas ganham competividade e podem até superar a concorrência. A ISO 9001 foi pensada para se tornar um padrão internacional e para garantir a qualidade de produtos e serviços, como também facilitar a questão das exportações e reduzir os custos de fabricação.

 

 

Principais benefícios de uma empresa com o certificado ISO 9001 

As empresas têm um cenário altamente competitivo e às vezes fecham as portas por questões econômicas ou outros fatores que levam ao fracasso. A ISO 9001 é muito importante para evitar falhas em processos e colocar um fim nas dificuldades.

Veja os benefícios de uma organização adquiridos com sua implementação:

 

·      Credibilidade da marca

A certificação ISO 9001 é um critério para comprovar a credibilidade da marca e fechar contratos com outras organizações. Ela promove o crescimento das atividades e atrai um número grande de clientes, que exigem o selo de qualidade nos produtos e nos serviços. Os clientes que estão cientes do selo da ISO 9001 têm mais confiança na marca, pois reconhecem a eficiência nos processos de gestão na empresa. Essa imagem é muito relevante para as decisões de outras empresas que aceitam fazer parcerias e beneficiar ambas as organizações.

 

·      Economia

Um dos benefícios mais relevantes da ISO 9001 é o aumento da lucratividade dos negócios. As empresas passam a gastar menos e a atingir as suas metas de redução de custos, em decorrência das melhorias efetuas nos processos de suas operações. Irregularidades e deficiências são corrigidas para minimizar os desperdícios e eliminar despesas.

 

·      Satisfação do consumidor

A satisfação dos consumidores é um dos principais objetivos de qualquer organização. Os serviços ou os produtos são planejados para atender às necessidades das pessoas. O selo de qualidade em insumos demonstra que as soluções da empresa são aperfeiçoadas e geram satisfação nos clientes.

 

·      Melhoria contínua

A ISO 9001 promove melhorias contínuas, vai além de atestar a qualidade do serviço, produto ou inovação. Os processos são revisados e aperfeiçoados periodicamente pela organização através de auditorias internas, para verificar se todas as etapas foram feitas.

 

·      Colaboradores motivados

Com regras de padronização, os funcionários ficarão mais seguros em realizar tarefas e operações. Os processos internos provocam equipe motivada, que se traduz em eficiência.

 

·      Participação no mercado

Qualidade gera produtividade e competitividade. De posse da ISO, seu negócio fincará uma bandeira de qualidade no mercado e isso abre portas. Você poderá ampliar sua participação e conquistar novos mercados.

 

 

Estrutura necessária para a certificação ISO 9001

A estrutura para obter a certificação ISO 9001 é simples. A empresa precisa ter um CNPJ, cumprir a legislação vigente, implementar os requisitos da norma, identificar as partes interessadas, mapear os processos da operação, estabelecer os objetivos e política da qualidade, fazer ações corretivas e auditorias internas, planejar o sistema de gestão e contratar um organismo de certificação.

 

 

Tubominas

Para a Tubominas, o selo ISO 9001 representa os valores e o compromisso que temos com nossos clientes, em oferecer os melhores produtos com uma equipe preparada e confiável.  

Como comprar os produtos da Tubominas?

E aí se interessou em garantir mais qualidade, segurança e economia na sua obra? Faça um orçamento!

 

Entre em contato pelo telefone: (35) 3264-0500

WhatsApp: (35) 99885-4525

E-mail: contato@tubominas.com.br